DATA COMEMORATIVA
Espetáculo da Orquestra da FAB homenageia heróis da Segunda Guerra
A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) apresentou-se nesta terça-feira (21/10), no Teatro Poupex, em Brasília (DF), com o musical "Nero Moura — Lembrai-vos da Guerra!”, em homenagem aos 80 anos do retorno dos heróis brasileiros da Segunda Guerra Mundial. A apresentação marcou também as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em 23 de outubro.
O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de ex-comandantes da Aeronáutica, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, autoridades das três Forças Armadas e convidados civis.
O teatro lotado refletiu a atmosfera de emoção e orgulho que tomou conta da noite, dedicada à memória e à bravura dos que escreveram, nos céus da Itália, uma das páginas mais nobres da história da Força Aérea.
Em seu discurso, o Comandante destacou a emoção de celebrar o Mês da Asa embalado pelo talento da OSFAB, ressaltando o significado do espetáculo como uma homenagem às heróicas memórias dos combatentes brasileiros. “O mesmo sentimento de orgulho e patriotismo vivenciado naquele momento histórico permanece vivo neste mês de outubro, quando celebramos o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira”, afirmou.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno também recordou o emblemático 16 de julho de 1945, quando os P-47 Thunderbolt, pilotados pelos “Jambocks” do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), rasgaram os céus do Brasil, simbolizando o regresso vitorioso de nossos militares. “Este musical nos mergulha em uma atmosfera de coragem, união e patriotismo — valores que continuam a guiar a nossa Força Aérea”, concluiu.
Sob a regência do Capitão Músico Paulo Rezende, a OSFAB conduziu o público a uma viagem sonora pelos anos 1940, recriando o ambiente das antigas transmissões radiofônicas que marcaram a Era de Ouro do rádio no Brasil. O espetáculo reviveu o lendário programa “Toque Maestro” e homenageou o Tenente-Coronel Nero Moura, Comandante do 1º GAvCa, durante a Segunda Guerra Mundial. “Para nós, é uma grande honra participar desta celebração. O nosso trabalho é um esforço conjunto que envolve música, teatro e encenação”, destacou o Capitão Rezende.
Com sensibilidade artística, o musical mesclou música, narrativa e encenação, rememorando os feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e dos “Jambocks” da Força Aérea, que enfrentaram o inimigo nos céus da Itália. As vozes emblemáticas do “Repórter Esso” e de “A Voz do Brasil” trouxeram à cena o espírito de uma época em que a esperança e a coragem ecoavam nas ondas de rádio.
A plateia também se emocionou com a apresentação. “Eu adorei estar aqui! Foi um momento único, no qual pudemos entender a história da Força Aérea. Foi emocionante! Parabéns a todos pela excelente apresentação”, afirmou a advogada Adriana Reis, ao destacar a experiência vivida durante o espetáculo.
O musical encerrou-se com a lembrança de uma frase que atravessou o tempo e segue viva na memória nacional — um tributo àqueles que ousaram voar mais alto em nome da liberdade: “Nunca tantos deveram a tão poucos". Dita por Nero Moura, a citação ressoou como um elo entre passado e presente, homenageando àqueles que deram suas vidas nas trincheiras.
Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER
